Renseignements

  • Dernière connexion: Il y a 2 heures
  • Lieu:
  • Contribution Points: 0 LV0
  • Rôles:
  • Date d'inscription: août 10, 2021
I Told Sunset about You thai drama review
Complété
I Told Sunset about You
0 personnes ont trouvé cette critique utile
by Apaixonada por BL
janv. 7, 2024
5 épisodes vus sur 5
Complété
Globalement 10
Histoire 10.0
Jeu d'acteur/Casting 10.0
Musique 10.0
Degrés de Re-visionnage 10.0
Cette critique peut contenir des spoilers

Perfeição, conceito, coesão e aclamação!

A melhor de 2020, sem espaço para contestação. Bk e Pp saíram não sei de onde, e simplesmente arrebataram o coração do mundo inteiro com essa série fantástica, MDS, que atores (e cantores) fantásticos! Claro que apenas um bom ator não faz uma série ter todo esse sucesso, é preciso um bom roteiro, uma boa direção, posso dizer que Boss Naruebet Kuno e as demais roteiristas fizeram um trabalho brilhante.

Começar falando do roteiro. A história, se vc analisar de forma mais sintética, fala sobre dois meninos, Teh e Oh Aew, que se conhecem na infância e se-eita02,0 tornam melhores amigos. Teh tinha, desde sempre, o sonho se se tornar um ator, enquanto Oh não tinha uma definição do que queria para seu futuro, o que é totalmente aceitável já que eles ainda eram crianças. O rompimento da amizade aconteceu depois que Oh foi escolhido para atuar na peça que Teh mais amava, mas não necessariamente por ele ter sido escolhido, já que mesmo sentido por ter sido preterido, Teh não só encorajou o amigo como também o ajudou. O problema aconteceu quando Oh afirmou que tinha gostado de atuar, e Teh sentiu que o amigo estava querendo competir, roubar seu sonho. Apesar de boba, a briga perdurou por muitos anos, e eles só se reencontraram na adolescência, quando estudavam para entrar em faculdades, e inicialmente o gelo permaneceu, mas foi derretendo aos poucos, até que voltaram a ser amigos. Teh tinha uma "pretendente", e Oh tinha um amigo que o amava e o queria como namorado, Bas. Em dado momento, Teh e Oh se percebem apaixonados um pelo outro, e a partir desse ponto é só ladeira abaixo, até o ponto deles se afastarem de novo e irem namorar com seus pretendentes passados. Por incrível que pareça, a maior problemática entre eles se deu por um motivo: Teh era MUITO BOM no idioma mandarim, falado na China, e Oh era péssimo. Teh era tão bom que conseguiu entrar na universidade de seus sonhos sem fazer a prova de admissão, enquanto Oh sonhava entrar na mesma faculdade, mas ficou apenas na primeira suplência, o que fez com que, mesmo brigados, Teh abrisse mão da sua vaga para que Oh pudesse entrar, mas esse gesto fez apenas com que Oh se entristecesse mais e rejeitasse a vaga cedida, optando por fazer a prova como os outros. No fim Teh abriu mão achando que Oh não conseguiria, mas Oh viu nesse gesto um insulto e a vaga não serviu para nenhum dos dois. Quando ambos se acertaram, fizeram as provas e passaram para universidades diferentes, contrariando Teh, que queria ficar próximo de seu amor. Acho que esse parágrafo descreve a história.

Ao nos aprofundarmos um pouco na análise, vemos que a história contada acima seria apenas um roteiro a mais, se não tivesse um conjunto de elementos que fizeram de forma brilhante com que a história tivesse coesão e muita coerência. A construção e desenvolvimento dessa história são tão perfeitos devido ao uso de diversos elementos que traziam uma simbologia e estética perceptíveis, que deram um ar mágico às cenas. Começando pela ambientação: Phuket, uma cidade litorânea pequena, cercada de ilhas que só são acessíveis por via marítima, com cenários estonteantes. Junte a isso a filmografia, uma espécie de meia película, e a paleta de cores que fez toda a diferença em vários momentos. Nada está ali por acaso, até a posição dos alunos em sala, o coco, o hisbisco, as fichas para aprender mandarim, cada quadro de cena é interessante e singular, nos prende de forma única. Que fotografia perfeita, o uso das cores foi magistral, com cores quentes ou frias para expressar os sentimentos da cena em questão, como o vermelho que sempre remetia a Oh, o roxo que remetia a Tan.
Os atores são incríveis, que atuação magistral... a descoberta de sexualidade de forma tão crua, romantizada a ao contrário, mostrando o quão doloroso é não conseguir se encaixar no padrão social que sempre se imaginou ter, e que acha que todos esperam de você. A cena do sutiã dilacera qualquer um, a cena de Teh chorando ao lado de seu irmão no carrinho, ou no jardim, são muito impactantes. Os primeiros toques, o medo de tudo, o desespero de Teh ao não encontrar seios em Oh, a confusão na cabeça, os desejos reprimidos, o sentimento de culpa por ser quem é, o sentimento de desespero ao não saber o que fazer com tantos questionamentos que não conseguem fazer em voz alta, o medo de decepcionar as famílias, e tudo isso enquanto se preparam para um vestibular! A ost dessa série é incrível, não importa em que idioma, e o fato de tudo girar em torno das aulas de mandarim me interessou bastante. Outro ponto marcante é a amizade e fidelidade entre todos os amigos, coloco Bas e Tan como exemplo disso. Todos comemoram as vitórias dos outros e se ajudam. As famílias também são maravilhosas.

Apesar de tanta dor, a série traz um tom de acolhimento, uma sensação de pertencimento, como se conseguíssemos entrar realmente na história, de tão fiéis que eram os sentimentos retratados. Vemos adolescentes descobrindo o amor e a sexualidade ao mesmo tempo, errando, acertando e continuando em frente.

Impossível não amar! Impossível não indicar! Impossível não querer rever.
Com certeza é 10/10, e talvez essa série nunca seja superada, nem mesmo pela segunda temporada.
Cet avis était-il utile?